quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reunião com a Direcção da Escola

No âmbito das actividades desenvolvidas pela Associação de Pais (AP), realizou-se ontem (17/11/2009) uma reunião com a Direcção da Escola.
Neste encontro, para além de uma apresentação formal dos Órgãos Sociais da AP recentemente eleitos, foram debatidos outros assuntos, nomeadamente:
a) actualização de informação no site do Agrupamento, com especial incidência de notícias relativas à AP;
b) colocação de Professores na Escola - existe apenas 1 Professor por substituir, encontrando-se todos os demais já colocados;
c) aulas de substituição: estão a ser asseguradas as aulas de substitução, existindo 1 Professor por cada tempo para esse efeito;
d) Biblioteca: vai avançar em breve o registo informático dos livros já catalogados, disponibilizando-se a AP para colaborar neste processo;
e) Segurança e Disciplina: foram registados 14 alunos aos quais foram aplicados procedimentos disciplinares (dias de suspensão) e cerca de 16 alunos aos quais foram impostas medidas correctivas;
f) Assiduidade: existem 4 alunos, dos 10 aos 12 anos, classificados como situações críticas, pelo elevado absentismo;
g) Registo de Acessos à Escola: até final deste mês deverá ser implementado o controle de acessos, cruzando informação com os horários escolares e com as autorizações dos Enc. de Educação;
h) Carregamento de Cartões: foi proposta a transferência bancária como forma de permitir aliviar o congestionamento no carregamento dos Cartões, ficando a Direcção de estudar a possibilidade dessa alternativa;
i) Pavilhão: prevê-se que dentro em breve a construção do novo Pavilhão seja aprovada pela Câmara Municipal da Amadora, o que, na melhor dos cenários, permite antever que o mesmo estará concluído no ano lectivo de 2010/2011;
j) Directores de Turma: atendendo a que existem muitos Professores novos na Escola e na actividade profissional, a Direcção tem procurado apoiar e orientar todos os DT nesta função;
l) Bar: a Direcção está especialmente atenta e preocupada com a qualidade proporcionada por este serviço, promovendo alternativas saudáveis do interesse dos Alunos, com novos produtos e eliminação de artigos menos próprios;
m) Refeitório: existem diariamente cerca de 200 refeições servidas, das quais, cerca de 50 por dia não são devidamente marcadas, o que provoca uma maior demora nos registos de almoços e na prestação do atendimento; está prevista a implementação de um novo projecto que envolve os alunos (Monitores de Refeitório), ajudando estes na arrumação e asseio das instalações e na dinamização do serviço;
n) Pessoal Auxiliar de Apoio: a Direcção explicou que, por motivo de baixa médica de longa duração e outras ausências pontuais, o rácio alunos/Auxiliares não está permanentemente assegurado, existindo a necessidade de substituição temporária para suprir necessidades das Escolas do Agrupamento;
o) Gripe A: o plano de contingência introduzido pela Direcção implica que os Auxiliares colaborem na limpeza de alguns espaços específicos e não estejam tão atentos para vigilância do Páteo; apesar de todos os cuidados e princípios básico de higiéne introduzidos, como a colocação de doseadores, registaram-se até agora 11 casos, embora não simultâneos, em Turmas diferentes e praticamente já estão todos ultrapassados;
p) Sala da AP: a AP solicitou um espaço para as suas actividades, passando a ter à disposição a Sala de Atendimento de Encarregados de Educação (1.º piso);
q) A AP informou que prevê alargar as suas actividades a toda a comunidade educativa, com especial incidência para o estreitamento do apoio às actividades da Associação de Estudantes;
Dentro em breve, a AP fará chegar à Direcção o seu Plano de Actividades para 2009/2010 e realizará reuniões similares com os restantes parceiros envolvidos no Projecto Educativo.

1 comentário:

  1. Olá
    Excelente trabalho junto da direcção da escola.
    Só uma ressalva em relação a subsituição de professores que parece nao ser bem assim. Sou mãe da Rita Alves do 7ºB (este ano infelizmente com MUITOS problemas com 2 ou 3 alunos complicados)e estão sem prof.de ginástica e na única vez que tiveram substituição, colocaram uma prof. de religião e moral e a coisa correu nada bem. Mas nao têm tido prof. de substituição. Entretanto a prof. de matemática está grávida, o que já se sabe vai deixar de dar aulas se não for antes, em Maio. Será que a direcção consegue prevenir essa situação, ou só quando a sra estiver de baixa é que podem pedir outro professor?
    Continuação de bom trabalho!
    Anabela Nunes

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